No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira (3) em Dionísio Cerqueira a Unidade Móvel Saúde da Mulher, dentro do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher. O objetivo é garantir diagnóstico precoce da doença e agilizar exames de mamografia em todo o estado.
“O Outubro Rosa é um chamado para lembrarmos da importância do cuidado com a saúde feminina. Com essas carretas, vamos garantir que mais catarinenses tenham acesso rápido a exames essenciais, perto de casa”, destacou o governador.
A carreta está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom e conta com equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. Outra unidade começou a operar em Lages, atendendo a Serra. As unidades funcionarão das 7h às 17h, podendo ajustar o horário conforme a localização.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, “essas carretas simbolizam o compromisso do governo em investir na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, garantindo mais chances de tratamento eficaz e qualidade de vida”.
As unidades móveis percorrerão as 17 Regionais de Saúde de Santa Catarina. Pacientes na fila do Sisreg serão convocadas de acordo com a ordem de espera. O investimento do governo é de quase R$ 18 milhões, permitindo que, anualmente, mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia sejam realizados, com encaminhamento adequado para acompanhamento complementar quando necessário.
A prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Moreira Maran, reforçou: “A prevenção sempre é a melhor ação. As mulheres aptas poderão procurar a unidade mais próxima, onde serão referenciadas para atendimento gratuito na carreta.”
Análise:
A chegada das unidades móveis representa um avanço significativo no acesso à saúde preventiva para mulheres em regiões distantes. A iniciativa reduz barreiras geográficas e agiliza diagnósticos, aumentando a chance de tratamento precoce e melhorando a qualidade de vida. Além disso, reforça a importância de políticas públicas que unem investimento, planejamento e parceria entre governo e municípios, beneficiando milhares de mulheres catarinenses.



