Home Geral“Dias perfeitos”, filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, ganha exibição gratuita seguida de debate no MIS

“Dias perfeitos”, filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, ganha exibição gratuita seguida de debate no MIS

Longa inaugura a temporada 2025 do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do Museu que apresenta e discute obras sob a ótica psicanalítica

by Redação
0 Comentários

No dia 25 de fevereiro, às 19h, o MIS realiza a primeira edição de 2025 do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal que apresenta um filme contemporâneo seguido de bate-papo sob a ótica psicanalítica. Celebrando os 80 anos do diretor Wim Wenders, será exibido o longa “Dias perfeitos”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e ao Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS.

A temporada 2025 do Ciclo traz uma novidade: uma parceria com a O2 Filmes, que realizará transmissão ao vivo do bate-papo após a sessão no canal oficial do MIS no YouTube. Para a primeira edição, o debate contará com a presença da médica e psiquiatra Eunice Nishikawa e do professor titular de literatura brasileira da USP Jaime Ginzburg, com mediação de Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Dias perfeitos” (dir. Wim Wenders, Alemanha/Japão, 2023, 123 min, 12 anos) segue a vida simples e solitária de Hirayama, um zelador de banheiros públicos em Tóquio. Sua rotina é marcada por pequenos rituais e momentos de introspecção, enquanto ele encontra beleza nas tarefas mais prosaicas. Sua vida meticulosamente organizada é perturbada por uma série de encontros que o fazem refletir sobre o passado e suas escolhas de vida. A história explora temas de solidão, identidade e a busca por significado em uma vida aparentemente comum.

Sobre os convidados

Eunice Nishikawa é médica e psiquiatra pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). É psicanalista e membro efetivo e analista de crianças e adolescentes pela SBPSP. É membro da Internacional Psychoanalytical Association (IPA).

Jaime Ginzburg é professor titular de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq, nível 1B, desenvolvendo atualmente o projeto “Formas do tempo”. Atuou como professor visitante em University of Minnesota, Universitá di Bologna e Universitat Bielefeld. É autor de “Crítica em tempos de violência” (Edusp/FAPESP, Prêmio Jabuti em 2013) e “Violência e paz: notas sobre Heli e Bacurau” (CALAS/Universidad de Costa Rica, 2023), entre outros trabalhos.

Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017-2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise – “Dias perfeitos”

Data: 25.02, às 19h

Local: Auditório MIS (Museu da Imagem e do Som) – Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP

Ingresso: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: 12 anos

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

 

Você também pode gostar

Leave a Comment